Endereco Avenida Amazonas, 270 - CEP 87360-000 - Jardim Lindóia |
Telefone (44) 3522-1270 |
E-mail camara@cmgoioere.pr.gov.br
ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
 
Aprovado Título de Mérito Policial ao Capitão Renato Moreira do Espírito Santo
 
05/06/2019
Fonte: Poder Legislativo Municipal
Crédito:

Na sessão ordinária do dia 03 de junho, foi aprovado em discussão única um título de reconhecimento ao Mérito Policial para o Comandante da 2ª Companhia do 7º Batalhão de Policia Militar, Capitão Renato Moreira do Espirito Santo. A proposta de autoria do Vereador José Joaquim Soares, teve o apoio de todos os vereadores.

De acordo com o proponente do título, o Capitão tem se destacado por vários motivos em nossa cidade. “Além do currículo invejável, é nítido que os índices de criminalidade em nosso município diminuíram desde que o Capitão assumiu o Batalhão de Polícia em Goioerê”, frisou Soares.

Diversos policiais militares estiveram prestigiando a votação durante a 18ª Sessão Ordinária. A cerimônia oficial de homenagem e entrega do título está marcada para dia 27 de junho, quinta-feira, no plenário da Câmara Municipal.

Confira na íntegra a Justificativa do vereador para apresentação do reconhecimento:

Senhores Vereadores,

Apresento ao elevado Crivo de Vossas Excelências o Projeto de Resolução nº 001/15/2019 desta data, dispondo sobre: “CONCEDE O TÍTULO DE MÉRITO POLICIAL DO MUNICÍPIO DE GOIOERÊ, AO CAPITÃO DA POLÍCIA MILITAR RENATO MOREIRA DO ESPÍRITO SANTO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”

Como é do conhecimento dos Nobres Pares, o Capitão Renato Moreira do Espírito Santo, vem desempenhando vastos trabalhos em prol da Segurança Pública, liderando como Comandante o 7º Batalhão da 2ª Companhia da Polícia Militar.

Com 39 anos, nascido na cidade do Rio de Janeiro – RJ, mudou-se com os pais, Ronaldo Barros do Espírito Santos (Médico) e Jurema Maria Moreira (Professora Aposentada), para a região de Toledo quando ainda jovem.

No ano de 1998, prestou concurso na Universidade Federal do Paraná – UFPR, para compor o quadro de Policiais, sendo aprovado em todas as fases. Em 1999, ingressou na academia onde permaneceu por três anos, sendo promovido à Aspirante, no ano de 2001.

Em 2003, foi promovido à 2ª Tenente e em 2010 chegou a ocupar o posto de 1º Tenente. Vale destacar que durante o período nessa função, também exerceu o Comando da 5ª Regional de Cascavel.

No ano de 2017, mesmo ano que foi promovido a Capitão, assumiu o comando da 2ª Companhia do 7º Batalhão da Polícia Militar, em Goioerê, onde mesmo antes de tomar posse oficialmente, fixou residência no município, juntamente com sua esposa, Raphaely Espirito Santo e seus dois filhos. Atualmente é responsável pela Companhia que administra os trabalhos da Polícia Militar em Goioerê, Moreira Sales, Rancho Alegre D’Oeste, Quarto Centenário e Mariluz.

Dentro da Polícia Militar do Paraná, participou de diversos cursos de especialização, dentre eles: Policiamento Montado, Polícia Judiciária Militar e o de Intervenção e Gerenciamento de Crises, utilizado inclusive no auxílio do fechamento da Rebelião do dia 06 de Março de 2018, na Cadeia Pública de Goioerê, que durou cerca de 10 horas.

Das honrarias recebidas pelo Capitão Renato, constam em seu currículo da Polícia Militar: Medalha Bronze, por 10 anos sem nenhuma punição disciplinar; Medalha Prata, por 20 anos sem nenhuma punição disciplinar; e Medalha de Sangue, que é conferida ao militar que durante o cumprimento de uma missão policial tenha ficado ferido gravemente, o que tenha impossibilitado a realização de suas atividades por mais de trinta dias. No caso do Capitão Renato, ficou impossibilitado de exercer seu trabalho por cerca de quarenta dias, após um ferimento em decorrência de um atendimento no Município de Prudentópolis-PR, no ano de 2009.

Quando atuou na região de Toledo, o Capitão Renato recebeu da Câmara Municipal daquela localidade, uma homenagem pela mobilização e liderança em prol da maior apreensão de drogas de todos os tempos na municipalidade. Também foi condecorado com Menção Honrosa da Assembleia legislativa do Paraná, pelos relevantes serviços prestados à segurança pública do estado e com o Título de Honra ao Mérito, durante cerimônia do 68º Aniversário do Parque Nacional do Iguaçu, por compor a equipe que trabalhou incessantemente durante 10 dias para conter o maior incêndio já registrado naquela localidade.

Além do Curso de Formação da Polícia Militar pela UFPR, também possui as graduações de Bacharel em Direito, pela Universidade Paranaense – UNIPAR, e Bacharel em Teologia, pela Faculdade Teológica Peniel – FATEP. Detém também os certificados de Pós Graduação em Direito Penal Militar e de Administração Pública.

O Capitão Renato Moreira do Espirito Santos tem desenvolvido e participado de diversos trabalhos sociais através de clubes de serviço em nosso município, como por exemplo Rotary Club e Maçonaria.

Como comandante da 2ª Companhia do 7º Batalhão da Polícia Militar, é notório o elevado avanço nas ações que melhoraram o clima de insegurança em nossa região. Em  comparação do primeiro trimestre de 2017, quando assumiu o posto em Goioerê e o mesmo período de 2019, temos uma queda de 57% nos roubos praticados na área de atuação.

Somente em Goioerê a redução foi de 65%. A comparação do mesmo período, com relação a furtos e roubos de veículos, temos dados que indicam uma redução de 71%, mostrando assim a legitimidade do valioso trabalho do Capitão Renato para nossa municipalidade.

Ante o exposto, contamos com o apoio dos Nobres Pares na aprovação da presente normativa sem nenhum óbice, haja vista que o projeto em questão foi elaborado de acordo com as normas vigentes.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» PROCURADORIA DA MULHER NO ÂMBITO DO PODER LEGISLATIVO
» PUBLICADA A LEI MUNICIPAL QUE INSTITUI O DIA FAMÍLIA NA ESCOLA
» Eleição da nova Mesa Diretora
» REGISTRO DE CANDIDATURAS MESA DIRETORA
» Visita dos alunos do IFPR - Campus Avançado Goioerê à Câmara Municipal
» CONVITE PARA AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
VER TODAS