Endereco Avenida Amazonas, 270 - CEP 87360-000 - Jardim Lindóia |
Telefone (44) 3522-1270 |
E-mail camara@cmgoioere.pr.gov.br
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Esporte
 
Atletas paranaenses conquistam 25 medalhas nos jogos Pan-Americanos
 
28/07/2015
Fonte: Aen - Agência Estadual de Notícias
Crédito:

Os atletas paranaenses que se destacaram nos Jogos Pan-Americanos de 2015 terminaram a competição com a conquista de 25 medalhas. Da comitiva brasileira, que foi composta por 590 atletas, 39 nasceram ou treinaram no Paraná. Eles conquistaram dez medalhas de ouro, cinco de prata e dez de bronze. O Pan-Americano de 2015, realizado em Toronto, no Canadá, terminou neste domingo (26), depois de 16 dias de competição. O Brasil encerrou a competição na terceira colocação no quadro geral de medalhas, com 41 de ouro, 40 de prata e 60 de bronze, atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá. 

O Paraná teve representantes no atletismo, canoagem, ciclismo estrada, ciclismo pista, esgrima, futebol feminino, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, natação, softbol, tiro esportivo e vôlei masculino. Onze atletas paranaenses ou federados pelo Estado que estão na competição continental foram bolsistas na edição 2013/2014 do Talento Olímpico do Paraná (TOP 2016), o maior programa estadual de bolsas para atletas do País. 

"Estamos muito felizes com o desempenho de nossos atletas no Pan-Americano, fato que reforça o nosso empenho em transformar o Paraná numa referência vitoriosa do esporte olímpico e paralímpico no País”, disse o secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, Douglas Fabrício. “Tivemos sete medalhas de bolsistas da última edição do TOP 2016. É o maior programa de bolsas-atleta entre todos os estados brasileiros, indo já para a sua 4ª edição”, comemora o secretário. 

GINÁSTICA – A modalidade mais premiada foi a ginástica rítmica, com oito medalhas. As atletas de Cambe, Beatriz Pomini, Débora Falda e Dayane Amaral receberam em grupo quatro ouros e duas pratas. A ginasta de Toledo, Angélica Cristine Kvieczynski, apoiada pelo governo estadual, recebeu duas medalhas de bronze individualmente no arco e na fita – a 100ª medalha do Brasil na competição. 

As ginastas cariocas Daniele Hypólito e Lorrane dos Santos Oliveira foram bronze geral por equipe na ginástica artística. Elas são federadas pelo Paraná e foram bolsistas do TOP. 

Também tiveram paranaenses nos pódios de esportes de equipe. Amanda Claudino de Andrade, de Iporã, e Célia Janete da Costa Coppi, de Iretama, ganharam o ouro no handebol feminino em cima da Argentina no sábado (25). No domingo (26), foi a vez do handebol masculino bater a Argentina, garantindo a medalha de ouro para o maringaense Henrique Selicani Teixeira. 

No futebol feminino, um dos destaques do Brasil no Pan, também tem uma paranaense com a medalha de ouro, a volante Thaísa Moreno, natural de Xambrê. O jogador Rafael Rodrigues de Araújo, de Umuarama, conquistou a medalha de prata com a seleção masculina de vôlei. 

TOP 2016 – Outro paranaense premiado nos jogos é o atirador Cássio Cesar de Mello Rippel, de Ponta Grossa. Na sexta-feira (17), ele conquistou a medalha de ouro na carabina deitado 50 metros. De quebra, bateu o recorde pan-americano da modalidade. Rippel foi bolsista do Talento Olímpico do Paraná (TOP 2016) e é uma das promessas do Brasil para a Olimpíada do Rio, em 2016. 

Roberto Maehler, também de Cascavel, conquistou a prata no K4 1.000 metros. Ainda na canoagem, Vagner Junior Souta (Cascavel) recebeu uma medalha de prata e uma de bronze e Felipe Borges da Silva, de Foz do Iguaçu, na modalidade slalom. Na natação, o Paraná conquistou uma medalha de ouro com o curitibano Henrique Rodrigues nos 200 metros medley. 

VAGA NAS OLIMPÍADAS – Além dele, outros atletas da última edição do TOP 2016 alcançaram o pódio. A cascavelense Ana Paula Vergutz, da canoagem, faturou o bronze no K1 500 metros. Agora, a meta dela é conseguir uma vaga para as Olimpíadas no próximo campeonato mundial da modalidade. “É o colher do fruto de um trabalho que deu certo. Espero que o bom resultado sirva de espelho para os atletas que estão começando a praticar essa modalidade”, disse. 

Quem já está com uma vaga garantida para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, é a atleta Flávia Maria de Lima, bronze nos 800 metros do atletismo no Pan. A paranaense de 22 anos completou as duas voltas em 2:00.40, melhor tempo de sua carreira. Com o resultado, Flávia também ratificou os índices para o Mundial de Pequim, em agosto deste ano. 

"Estou muito feliz com a marca e principalmente com a medalha. Um lugar no pódio era o meu grande objetivo. Agora, quero correr a prova em menos de 2:00.00 e no ano que vem a luta será para bater o recorde brasileiro", comentou a corredora, referindo-se à marca de 1:58.27, que desde 1995 pertence a Luciana de Paula Mendes. 

O PROGRAMA – O TOP 2016 é uma iniciativa do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo/Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, executado com o patrocínio direto da Copel, além de incentivos fiscais. 

Nesta semana, os nomes dos bolsistas selecionados para a edição 2015 do TOP 2016 serão divulgados. A Comissão Estadual de Avaliação se reúne desde a semana passada para selecionar e homologar os bolsistas. Assim que os trabalhos terminarem, os nomes serão divulgados no site da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo. 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Jogos Escolares movimentaram final de semana em Apucarana com 11 modalidades
» Jogos de Aventura e Natureza vão movimentar o turismo do Paraná
» Estado regulamenta valores para o incentivo ao esporte no Paraná
» Paraná é vice-campeão dos Jogos Escolares da Juventude
» Paraná garante 18 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude
» Paraná tem 12 atletas do TOP nos Jogos Mundiais Escolares
VER TODAS