Endereco Avenida Amazonas, 270 - CEP 87360-000 - Jardim Lindóia |
Telefone (44) 3522-1270 |
E-mail camara@cmgoioere.pr.gov.br
ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
 
Agropecuária é o motor na maioria dos municípios que mais crescem no Paraná
 
10/03/2017
Fonte: AEN-PR
Crédito:

     No grupo dos 100 municípios paranaenses cujas economias mais cresceram nos últimos anos, 68 apresentam participação da agropecuária no Produto Interno Bruto (PIB) municipal acima de 20%. 

     Os dados são de um levantamento do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), com base nos números do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números abrangem o período de 2010 a 2014 (dado mais recente disponível). 

     Do total de 100 municípios, 20 apresentam peso do setor primário entre 10% e 20% e apenas doze registraram, em suas estruturas econômicas, participação da agropecuária inferior a 10%. “Nos últimos anos, o setor primário teve participação significativa na melhora da economia, especialmente no Interior, mesmo com o cenário de crise econômica” diz Julio Suzuki Júnior, diretor presidente do Ipardes.

    DESTAQUES - A produção de grãos, como soja, milho e trigo, a pecuária (principalmente a avicultura), as lavouras de cana-de-açúcar e a silvicultura foram destaques nos municípios, de acordo com o Ipardes. A agropecuária continua a ser um dos setores principais para o desenvolvimento do Estado. Dos 399 municípios do Paraná, 144 têm mais de 50% das economias vinculadas à agropecuária. 
     A forte presença das cooperativas, a produtividade nas lavouras e o apoio do Estado na forma de financiamento, pesquisa e assistência técnica fizeram do Paraná um dos mais competitivos do País na área de agropecuária. 

     De acordo com Suzuki Júnior, além do aumento da produção, os preços ajudaram a movimentar a economia das pequenas cidades. “A renda do campo se multiplica, com efeitos positivos também sobre o comércio e os serviços”, diz. 
     PROJEÇÃO - Apesar de o ano passado ter sido ruim para o setor agrícola no Estado, com quebra de safra, a previsão é de que agropecuária volte a crescer e a movimentar os municípios nesse ano. A previsão do Ipardes é de um avanço de, no mínimo, 6,2% no PIB da agropecuária no Estado em 2017.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» PROCURADORIA DA MULHER NO ÂMBITO DO PODER LEGISLATIVO
» PUBLICADA A LEI MUNICIPAL QUE INSTITUI O DIA FAMÍLIA NA ESCOLA
» Eleição da nova Mesa Diretora
» REGISTRO DE CANDIDATURAS MESA DIRETORA
» Visita dos alunos do IFPR - Campus Avançado Goioerê à Câmara Municipal
» CONVITE PARA AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
VER TODAS