Endereco Avenida Amazonas, 270 - CEP 87360-000 - Jardim Lindóia |
Telefone (44) 3522-1270 |
E-mail camara@cmgoioere.pr.gov.br
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Esporte
 
Atleta do TOP 2016, Ana Sátila vai disputar os Jogos Olímpicos do Rio
 
17/02/2016
Fonte: AEN - Agência Estadual de Notícias
Crédito:

O ano começou arrasador para Ana Sátila. Com apenas 19 anos, ela é a primeira bolsista mulher do programa Talento Olímpico do Paraná – TOP 2016, do Governo do Estado, com a vaga garantida na Olimpíada do Rio de Janeiro. Ana é também a única representante da canoagem slalom (tanto no feminino quanto no masculino) a conseguir vaga nos jogos.

A atleta foi confirmada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) como a representante do País na categoria K1. "Não haverá seletivas no K1 Feminino em decorrência dos inúmeros resultados expressivos de Sátila nestes últimos anos. Assim, ela já tem vaga garantida nesta categoria para os jogos do Rio", explicou Argos Rodrigues, supervisor do comitê de canoagem slalom da CBCa.

Os resultados expressivos têm sido reforçados ainda mais em 2016. No Aberto da Austrália de Canoagem Slalom, realizado entre de 5 a 7 de fevereiro, em Penrith, ela ficou em 6º lugar na final do K1 (prova que disputará na Rio 2016) e foi campeã na mesma modalidade no Sub-23.

"Estou muito feliz com meus resultados, disputando a final adulta e terminando em primeiro no Sub-23. Foi uma boa prova", comentou em entrevista para o site oficial da competição. Ana falou sobre as expectativas para os Jogos Olímpicos: "Estou muito animada. A cidade está pronta e será muito legal".

O secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, Douglas Fabrício, destacou a importância da conquista da atleta. “Fazemos um grande esforço para manter o programa Talento Olímpico apoiando o esporte do Paraná. As conquistas dos atletas de alto rendimento como a Ana Sátila servem ainda de exemplo para todos os demais bolsistas que estão iniciando na prática esportiva”, disse Douglas.

Em 2015, Ana Sátila conquistou um ouro (categoria C1) e prata (na K1) nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN), além de ter sido vice-campeã mundial SUB-23 e 13ª colocada, entre adultos, na K1 no Mundial de Londres (ING).

A canoísta permanecerá na Austrália para competir no Campeonato da Oceania, que será realizado entre os dias 19 a 21 de fevereiro.

MAIS ATLETAS - Além de Ana Sátila, o atirador Cássio Rippel e o mesatenista Claudiomiro Segatto (paratleta) já têm vagas garantidas nas Olimpíadas e Paralimpíadas, que serão realizadas em agosto.

O programa ainda tem ótimas chances de ter nos Jogos atletas na canoagem de velocidade, canoagem slalom, ginástica artística, ginástica rítmica, rugby sevens, rugby em cadeira de rodas, bocha paralímpica, tênis de mesa, esgrima e esgrima em cadeira de rodas, e no vôlei sentado. 

O TOP 2016 é uma iniciativa do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo/ Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, executado com o patrocínio direto da Copel, além de incentivos fiscais, com recursos da Copel e Syngenta, autorizados pelo Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Jogos Escolares movimentaram final de semana em Apucarana com 11 modalidades
» Jogos de Aventura e Natureza vão movimentar o turismo do Paraná
» Estado regulamenta valores para o incentivo ao esporte no Paraná
» Paraná é vice-campeão dos Jogos Escolares da Juventude
» Paraná garante 18 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude
» Paraná tem 12 atletas do TOP nos Jogos Mundiais Escolares
VER TODAS